quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Teeth - a vagina dentada

Depois da exibição em Sundance, a Weinstein Co.rapidamente adquiriu os direitos de distribuição do filme. Já informou que não vai editar nada - e a MPAA, órgão que decreta a classificação etária do cinema nos EUA, rapidamente colocou panos quentes a respeito da censura que o filme vai pegar. Até uma continuação já está sendo planejada... Mas vamos do começo.
Teeth é o primeiro longa-metragem de Mitchell Lichteinstein, filho do ícone da pop art Roy Lichtenstein. O filme aborda o mito conhecido, em latim, como vagina dentata. Dawn (Jess Weixler) é uma estudante de colegial que está em crise com a sua sexualidade. Membro de um grupo que defende a castidade, sofre o peso do mundo - a pressão dos pais, dos amigos, dos garotos, da sociedade. Para piorar, Dawn descobre que tem uma dentição na vagina.
Misto de comédia com filme de horror, Teeth não é um Garganta Profunda da nova geração. Resenhistas saídos de Sundance descrevem o filme como uma inteligente crítica à castiça sociedade dos EUA, que enxerga todo o sexo (o mostrar e o falar em sexo) como uma coisa impura. O fato é que Teeth pegou. Os irmãos Weinstein adquiriram os direitos juntamente com a Lionsgate e lançam o filme nos EUA ainda este ano. As companhias possuem os direitos de distribuição no resto do mundo também.
Daí vem a MPAA (Motion Pictures Association of America). No índice de avaliações da instituição,R (menores de 17 só com aval dos pais) é o grau utilizado na maioria dos filmes pesados lançados em Hollywood. Um degrau acima fica o NC-17 (menores de 17 não são aceitos no cinema de jeito algum), classificação normalmente associada a filmes "devassos". Não é pequeno o número de exibidores, no país, que se recusa a exibir um filme carimbado como NC-17. Acontece que Harvey, a metade histriônica dos irmãos Weinstein, já disse que não cortará nada do filme, mesmo que pegue NC-17. (É possível que entre em cartaz com o aviso "not rated", o que é igualmente desabonador aos olhos do espectador.)
Esta semana a MPAA está na berlinda - entra em cartaz nos EUA This Film is not yet Rated, documentário que denuncia a superficialidade com que o órgão imprime seus índices nas produções em tempo de estréia. Para contemporizar, a Associação iniciou uma campanha que moraliza o NC-17. O órgão incentivará filmes independentes a almejá-lo (maneira de manter a integridade do filme, sem cortes forçados, e de defender o público que não quer se deparar com vaginas dentadas) e passará a instruir os exibidores a receber os NC-17 sem preconceito.

No meio dessa discussão toda, Mitchell Lichteinstein ri com todos os dentes. "Tenho mais um monte de aventuras guardadas para Dawn", adiantou ao Bloody-Disgusting, insinuando uma continuação. Confira abaixo uma galeria - inofensiva - de Teeth.
Postado por Matheus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário